sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Novo método revolucionário de aprender inglês: "Brazilian gingou"


Participantes de O Aprendiz 8 não são capazes de manter conversação básica em inglês durante tarefa e grupo é penalizado.


Ontem assisti O Aprendiz 8 e me deparei com uma situação que eu acreditava que nunca veria no programa. Candidatos com nível de inglês medíocres, incapazes de proferir pequenas frases.


Confesso que meu inglês não é tão bom mas acredito que para participar de um programa de televisão que busca a excelência em todos os campos profissionais o idioma é fundamental.

O título do artigo é uma referência ao termo utilizado por um dos participantes, da equipe que perdeu a tarefa, para qualificar o próprio nível de inglês. Ele não se considerava com inglês básico ou intermediário, ele tinha nível "Brazilian Gingou". Assista:




A falta de preparo da equipe com relação ao idioma inglês foi determinante para a derrota na tarefa, pois todas as atividades de interface oral com americanos ficou a cargo do único participante da equipe que tinha inglês fluente.

Por outro lado, a equipe vencedora tinha vários integrantes que falavam inglês fluentemente.

Todos estamos sujeitos a cometermos pequenos erros com um idioma estrangeiro, porém o que ficou demonstrado foi a total falta de conhecimento por parte de alguns participantes.

Isso me fez refletir sobre como estou dando importância para uma questão tão importante em uma carreira profissional. 

Em um mundo cada vez mais competitivo onde o inglês deixou de ser diferencial e passou a ser obrigatório para qualquer vaga de estágio, como tem sido a nossa atenção em relação aos estudo e, principalmente, à busca de fluência em inglês?

Já se foi o tempo onde as pessoas aceitavam passar 6 anos estudando inglês (gramática) e terminando o curso não eram capazes de expressar pequenas frases oralmente. Hoje o mundo mudou e a principal necessidade é a comunicação verbal em inglês. Procure cursos que desenvolvam essa habilidade.

Por experiência própria gosto muito do método utilizado pela Wizard, mas não estou aqui para fazer propaganda dela. Existem muitos outros cursos excelentes por aí que focam na conversação e não APENAS na gramática.

Pois não adianta você saber ler e escrever de forma excepcional em inglês se não for capaz de se comunicar oralmente.

Por isso, faça sua parte:
  • Adquira o costume de assistir vídeos em inglês e sem legendas
  • Assista canais de tv por assinatura feitas totalmente em inglês como CNN, BBC, etc
  • Utilize sites gratuitos de aprendizagem como o Livemocha, por exemplo

Muitas pessoas insistem em aprender outro idioma (espanhol, francês, italiano, etc) antes de aprender inglês. Esqueça. A menos que você vá morar em um país onde esse idioma é falado, não estude-o. Se for aprender um idioma para fins de empregabilidade, que seja o inglês. Depois sim, estude outro idioma e, de preferência, que seja o mandarim... o idioma do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário