sábado, 25 de agosto de 2012

Como Montar uma Franquia de Sucesso

Saiba tudo o que é preciso para escolher e abrir uma franquia e ser bem sucedido nesse tipo de mercado

O que é uma Franquia?

Franquia é um modelo de negócio muito difundido no exterior e que está em grande expansão no Brasil. Nesse modelo de negócio são distribuídos produtos e serviços através da relação entre o Franqueador (quem cede os direitos) e o Franqueado (quem compra os direitos). Essa relação se dá através de contrato que estabelece quais serão os direitos transferidos do franqueador ao franqueado.


Geralmente as franquias envolvem a concessão e transferência dos seguintes direitos:

Marca – ao adquirir uma franquia o empresário está recebendo o direito de utilizar uma marca que, geralmente, já está consolidada no mercado. Por exemplo, marcas como McDonalds, Bob’s e KFC são reconhecidas facilmente pelos consumidores, então o empresário não tem a dificuldade de criar uma empresa à partir do zero e fortalecer uma marca em um ambiente de alta competição, pois ele pode se utilizar da marca da franquia para alcançar seus consumidores.

Tecnologia – ao adquirir uma franquia o empresário também tem acesso a todo o conhecimento técnico e tecnológico a respeito do empreendimento. Muitas vezes esses conhecimentos só seriam alcançados após anos e anos de experiência, caso o empreendedor não tivesse optado pelo sistema de franquias.

Consultoria Operacional – O franqueado recebe do franqueador constante treinamento e acompanhamento e consultoria sobre como conduzir o negócio. Isso permite ter um apoio extra e dá mais segurança ao empreendedor que sabe que existe uma equipe altamente competente para lhe dar suporte em qualquer eventualidade.

Produtos ou Serviços – os produtos e serviços oferecidos pelas redes de franquias são padronizados e seguem rigorosos critérios de qualidade estabelecidos pelos franqueadores. Além disso, com a formação de uma rede é possível ter maior poder de negociação com fornecedores devido ao grande volume dos pedidos.

Números do Setor

O setor de Franquias no Brasil tem tido um excelente crescimento nos últimos anos. Apesar do atual momento de crise presente no cenário mundial, o ramo de franquias tem se mostrado muito promissor para o futuro.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o faturamento total do setor de Franchising em 2001 foi de 25 bilhões de reais enquanto em 2011 foi de quase 89 bilhões de reais, um crescimento de mais de 355% em 10 anos.

Também no mesmo período o número de redes de franquias passou de 600 em 2001 para 2031 em 2011, crescimento de 338%. O setor de franquias gerou 459 mil empregos em 2001 e em 2011 foram mais de 837 mil empregos gerados.

Apenas comparando os anos de 2010 e 2011 podemos observar um crescimento médio do faturamento no setor de 16,9% com destaque para as seguintes áreas:

  • ·         Alimentação (14,5%)
  • ·         Negócios, Serviços e Outros Varejos (14,9%)
  • ·         Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (24,3%)
  • ·         Móveis, Decoração e Presentes (35%)
  • ·         Hotelaria e Turismo (85,8%)



Ainda segundo a ABF o ranking das 25 franquias com maior número de unidades é composto por:

Classificação
Rede
Segmento
Total de Unidades
O BOTICÁRIO
Cosméticos e Perfumaria
3270
COLCHÕES ORTOBOM
Móveis, Decoração e Presentes
1748
KUMON
Educação e Treinamento
1565
L´ACQUA DI FIORI
Cosméticos e Perfumaria
1166
WIZARD IDIOMAS
Escolas de Idiomas
1163
CACAU SHOW
Bebidas, Cafés, Doces e Salgados
1126
AM PM MINI MARKET
Negócios, Serviços e Conveniência
1118
ESCOLAS FISK
Escolas de Idiomas
1002
HOKEN
Beleza, Saúde e Produtos Naturais
896
10ª
BOB´S
Alimentação
832
11ª
ÁGUA DE CHEIRO
Cosméticos e Perfumaria
826
12ª
JET OIL
Serviços Automotivos
802
13ª
BR MANIA
Negócios, Serviços e Conveniência
776
14ª
CCAA
Escolas de Idiomas
758
15ª
CNA
Escolas de Idiomas
701
16ª
MICROLINS
Educação e Treinamento
662
17ª
SUBWAY
Alimentação
648
18ª
MCDONALD´S
Alimentação
626
19ª
ÓTICAS DINIZ
Beleza, Saúde e Produtos Naturais
516
20ª
UNEPX MIL 48HORAS
Serviços Automotivos
514
21ª
IGUI
Entretenimento, Brinquedos e Lazer
501
22ª
LOCALIZA RENT A CAR
Serviços Automotivos
480
23ª
OI FRANQUIA
Comunicação, Informática e Eletrônicos
470
24ª
CARRINHO CHOPP BRAHMA
Bebidas, Cafés, Doces e Salgados
451
25ª
DOUTOR RESOLVE
Construção e Imobiliárias
447

Tipos de Franquias

Quase todo tipo de negócio pode ser transformado em franquia, porém existem áreas onde é mais comum a utilização desse modelo de negócios, são elas:

Alimentação – é o mais amplo e também o mais concorrido mercado dentro do setor de franchising. Muito tradicional pelas marcas de Fast Food, mas recentemente tem ganhado impulso com a entrada de marcas de alimentação saudável e frozen yogurt;

Beleza e Cosméticos – um dos mercados mais promissores para investir dentro do setor de franquias. Grandes marcas internacionais estão sondando o Brasil para abertura de unidades no modelo de Franchising;

Educação - esse mercado é composto principalmente pelas escolas de idiomas, mas as franquias de cursos profissionalizantes e de informática têm ganhado mercado a cada ano;

Moda e acessório – um bom mercado para quem não quer correr grandes riscos. O grande fator diferencial no momento da escolha da franquia é com relação à organização e apresentação da loja, e o atendimento ao público;

Serviços – um dos mercados que mais cresce no mundo, por ser uma área bem diversificada. Sempre existem novos serviços sendo desenvolvidos e a demanda tende a aumentar cada vez mais. As empresas caminham na direção da busca pela terceirização e os consumidores pessoas físicas estão exigindo cada vez mais profissionalismo e padronização nos serviços contratados. Tudo isso se traduz em excelentes oportunidades para os franqueados;

Saúde – tem se destacado pelas redes de atendimento odontológico, cuidadores de idosos e crianças. Porém é necessário estar atento à necessidade de ter um profissional de saúde atuando na empresa;

Turismo – o mercado tem crescido de forma surpreendente. Com dois importantes eventos internacionais (Copa do Mundo e Olimpíadas) que ocorrerão no Brasil nos próximos anos a tendência é que o mercado se expanda ainda mais.

Micro franquias – mas micro franquias são semelhantes às franquias tradicionais, diferenciando principalmente em relação ao valor do investimento inicial necessário. Além do baixo investimento, outra característica é a necessidade de pouca mão de obra (muitas vezes o próprio franqueado executa os serviços sem ter que contratar funcionários) e a localização (muitas vezes a franquia pode ser no modelo de Home Office).

Legislação das Franquias

No Brasil o modelo de negócios baseado em franquias é regido pela Lei nº 8.955/94, de 15 de novembro de 1994.

Todo e qualquer contrato estabelecido entre o franqueador e o franqueado deve estar de acordo com essa lei. Antes de assinar qualquer contrato, consulte um advogado para garantir que o mesmo está de acordo com todos os artigos da legislação. Isso poderá evitar possíveis problemas no futuro.

Apoio ao Franqueador

Quem deseja abrir uma franquia deve realizar uma minuciosa pesquisa de mercado, entrar em contato com os franqueadores selecionados para propor uma reunião pessoalmente, analisar os contratos e fazer um bom plano de negócios.

Muitas empresas e instituições governamentais apóiam o empreendedor nesse processo e, como exemplo, podemos citar o SEBRAE e a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Antes de abrir uma franquia entre em contato com essas instituições e tente absorver o máximo de conhecimento possível.

Financiamento para Franquias

Já conhecemos todas as vantagens de uma franquia em comparação aos negócios tradicionais, porém, mesmo quem pretende abrir uma micro franquia de R$ 30 mil, por exemplo, pode não dispor desse valor para investir.

Para quem não tem como arcar com o investimento inicial existe a opção de financiar o empreendimento através de várias instituições financeiras. A ABF possui convênio com vários bancos para facilitar o acesso do franqueado ao crédito no momento da abertura do empreendimento.

Algumas instituições que possuem programas diferenciados de financiamento para franquias:

Caixa Econômico Federal – possui o programa Caixa Franquia e o atendimento ao franqueado pode ser feito em qualquer agência Caixa.

Banco do Brasil – Também possui linhas específicas para franquias e o atendimento pode ser realizado nas agências.

BNDES – possui linhas de financiamentos como BNDES Automático, BNDES Finem, BNDES Finame e Cartão BNDES que podem utilizados para abertura de uma franquia.

Banco do Nordeste – financia todas as etapas do negócio desde a implantação da empresa à taxa de franquia. Tem como base de atuação a região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Possui uma das melhores taxas de juros e incentivos para abertura de franquias.

De maneira geral é muito mais fácil conseguir financiamento junto a um banco para abrir uma franquia do que para abrir uma empresa normal. E o motivo é simples: uma franquia é baseada em um modelo de negócios que já está dando certo e o franqueado irá replicá-lo em outra localidade. A franquia muitas vezes já possui um público bem definido, padrões de qualidade reconhecidos e marca com forte impacto no mercado. Tudo isso é levado em consideração pelas instituições financeiras antes de conceder o crédito.

Agora que você já sabe quais os passos necessários para abrir uma franquia de sucesso é hora de fazer seu plano de negócios e colocar os conhecimentos em prática e nunca se esqueça de buscar ajuda de profissionais experientes para auxiliarem no processo de desenvolvimento do seu negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário