O que é uma Franquia?
Franquia é um modelo de negócio muito difundido no exterior e que está em grande expansão no Brasil. Nesse modelo de negócio são distribuídos produtos e serviços através da relação entre o Franqueador (quem cede os direitos) e o Franqueado (quem compra os direitos). Essa relação se dá através de contrato que estabelece quais serão os direitos transferidos do franqueador ao franqueado.
Franquia é um modelo de negócio muito difundido no exterior e que está em grande expansão no Brasil. Nesse modelo de negócio são distribuídos produtos e serviços através da relação entre o Franqueador (quem cede os direitos) e o Franqueado (quem compra os direitos). Essa relação se dá através de contrato que estabelece quais serão os direitos transferidos do franqueador ao franqueado.
Geralmente as franquias envolvem a concessão e transferência
dos seguintes direitos:
Marca – ao adquirir uma franquia o
empresário está recebendo o direito de utilizar uma marca que, geralmente, já
está consolidada no mercado. Por exemplo, marcas como McDonalds, Bob’s e KFC
são reconhecidas facilmente pelos consumidores, então o empresário não tem a
dificuldade de criar uma empresa à partir do zero e fortalecer uma marca em um
ambiente de alta competição, pois ele pode se utilizar da marca da franquia
para alcançar seus consumidores.
Tecnologia – ao adquirir uma franquia o
empresário também tem acesso a todo o conhecimento técnico e tecnológico a
respeito do empreendimento. Muitas vezes esses conhecimentos só seriam alcançados
após anos e anos de experiência, caso o empreendedor não tivesse optado pelo
sistema de franquias.
Consultoria Operacional – O franqueado recebe do franqueador
constante treinamento e acompanhamento e consultoria sobre como conduzir o
negócio. Isso permite ter um apoio extra e dá mais segurança ao empreendedor
que sabe que existe uma equipe altamente competente para lhe dar suporte em
qualquer eventualidade.
Produtos ou Serviços – os produtos e serviços oferecidos
pelas redes de franquias são padronizados e seguem rigorosos critérios de
qualidade estabelecidos pelos franqueadores. Além disso, com a formação de uma
rede é possível ter maior poder de negociação com fornecedores devido ao grande
volume dos pedidos.
Números do Setor
O setor de Franquias no Brasil tem tido um excelente
crescimento nos últimos anos. Apesar do atual momento de crise presente no
cenário mundial, o ramo de franquias tem se mostrado muito promissor para o
futuro.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o
faturamento total do setor de Franchising em 2001 foi de 25 bilhões de reais
enquanto em 2011 foi de quase 89 bilhões de reais, um crescimento de mais de
355% em 10 anos.
Também no mesmo período o número de redes de franquias passou
de 600 em 2001 para 2031 em 2011, crescimento de 338%. O setor de franquias
gerou 459 mil empregos em 2001 e em 2011 foram mais de 837 mil empregos
gerados.
Apenas comparando os anos de 2010 e 2011 podemos observar um
crescimento médio do faturamento no setor de 16,9% com destaque para as
seguintes áreas:
- · Alimentação (14,5%)
- · Negócios, Serviços e Outros Varejos (14,9%)
- · Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (24,3%)
- · Móveis, Decoração e Presentes (35%)
- · Hotelaria e Turismo (85,8%)
Ainda segundo a ABF o ranking das 25 franquias com maior
número de unidades é composto por:
Classificação
|
Rede
|
Segmento
|
Total
de Unidades
|
1ª
|
O
BOTICÁRIO
|
Cosméticos
e Perfumaria
|
3270
|
2ª
|
COLCHÕES ORTOBOM
|
Móveis, Decoração e
Presentes
|
1748
|
3ª
|
KUMON
|
Educação
e Treinamento
|
1565
|
4ª
|
L´ACQUA DI FIORI
|
Cosméticos e
Perfumaria
|
1166
|
5ª
|
WIZARD
IDIOMAS
|
Escolas
de Idiomas
|
1163
|
6ª
|
CACAU SHOW
|
Bebidas, Cafés, Doces
e Salgados
|
1126
|
7ª
|
AM
PM MINI MARKET
|
Negócios,
Serviços e Conveniência
|
1118
|
8ª
|
ESCOLAS FISK
|
Escolas de Idiomas
|
1002
|
9ª
|
HOKEN
|
Beleza,
Saúde e Produtos Naturais
|
896
|
10ª
|
BOB´S
|
Alimentação
|
832
|
11ª
|
ÁGUA
DE CHEIRO
|
Cosméticos
e Perfumaria
|
826
|
12ª
|
JET OIL
|
Serviços Automotivos
|
802
|
13ª
|
BR
MANIA
|
Negócios,
Serviços e Conveniência
|
776
|
14ª
|
CCAA
|
Escolas de Idiomas
|
758
|
15ª
|
CNA
|
Escolas
de Idiomas
|
701
|
16ª
|
MICROLINS
|
Educação e Treinamento
|
662
|
17ª
|
SUBWAY
|
Alimentação
|
648
|
18ª
|
MCDONALD´S
|
Alimentação
|
626
|
19ª
|
ÓTICAS
DINIZ
|
Beleza,
Saúde e Produtos Naturais
|
516
|
20ª
|
UNEPX MIL 48HORAS
|
Serviços Automotivos
|
514
|
21ª
|
IGUI
|
Entretenimento,
Brinquedos e Lazer
|
501
|
22ª
|
LOCALIZA RENT A CAR
|
Serviços Automotivos
|
480
|
23ª
|
OI
FRANQUIA
|
Comunicação,
Informática e Eletrônicos
|
470
|
24ª
|
CARRINHO CHOPP BRAHMA
|
Bebidas, Cafés, Doces
e Salgados
|
451
|
25ª
|
DOUTOR
RESOLVE
|
Construção
e Imobiliárias
|
447
|
Tipos de Franquias
Quase todo tipo de
negócio pode ser transformado em franquia, porém existem áreas onde é mais
comum a utilização desse modelo de negócios, são elas:
Alimentação – é o mais amplo e também o mais concorrido mercado dentro
do setor de franchising. Muito tradicional pelas marcas de Fast Food, mas
recentemente tem ganhado impulso com a entrada de marcas de alimentação
saudável e frozen yogurt;
Beleza e Cosméticos – um dos mercados mais promissores para investir dentro do
setor de franquias. Grandes marcas internacionais estão sondando o Brasil para
abertura de unidades no modelo de Franchising;
Educação - esse mercado é composto principalmente pelas escolas de idiomas, mas
as franquias de cursos profissionalizantes e de informática têm ganhado mercado
a cada ano;
Moda e acessório – um bom mercado para quem não quer correr grandes riscos. O
grande fator diferencial no momento da escolha da franquia é com relação à
organização e apresentação da loja, e o atendimento ao público;
Serviços – um dos mercados que mais cresce no mundo, por ser uma área bem
diversificada. Sempre existem novos serviços sendo desenvolvidos e a demanda
tende a aumentar cada vez mais. As empresas caminham na direção da busca pela
terceirização e os consumidores pessoas físicas estão exigindo cada vez mais
profissionalismo e padronização nos serviços contratados. Tudo isso se traduz
em excelentes oportunidades para os franqueados;
Saúde – tem se destacado pelas redes de atendimento odontológico, cuidadores
de idosos e crianças. Porém é necessário estar atento à necessidade de ter um
profissional de saúde atuando na empresa;
Turismo – o mercado tem crescido de forma surpreendente. Com dois importantes
eventos internacionais (Copa do Mundo e Olimpíadas) que ocorrerão no Brasil nos
próximos anos a tendência é que o mercado se expanda ainda mais.
Micro franquias – mas micro franquias são semelhantes às franquias
tradicionais, diferenciando principalmente em relação ao valor do investimento
inicial necessário. Além do baixo investimento, outra característica é a
necessidade de pouca mão de obra (muitas vezes o próprio franqueado executa os
serviços sem ter que contratar funcionários) e a localização (muitas vezes a
franquia pode ser no modelo de Home Office).
Legislação das Franquias
No Brasil o modelo de
negócios baseado em franquias é regido pela Lei nº 8.955/94, de 15 de novembro
de 1994.
Todo e qualquer
contrato estabelecido entre o franqueador e o franqueado deve estar de acordo
com essa lei. Antes de assinar qualquer contrato, consulte um advogado para
garantir que o mesmo está de acordo com todos os artigos da legislação. Isso
poderá evitar possíveis problemas no futuro.
Apoio ao Franqueador
Quem deseja abrir uma
franquia deve realizar uma minuciosa pesquisa de mercado, entrar em contato com
os franqueadores selecionados para propor uma reunião pessoalmente, analisar os
contratos e fazer um bom plano de negócios.
Muitas empresas e
instituições governamentais apóiam o empreendedor nesse processo e, como
exemplo, podemos citar o SEBRAE e a ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Antes de abrir uma franquia entre em contato com essas instituições e tente
absorver o máximo de conhecimento possível.
Financiamento para Franquias
Já conhecemos todas as
vantagens de uma franquia em comparação aos negócios tradicionais, porém, mesmo
quem pretende abrir uma micro franquia de R$ 30 mil, por exemplo, pode não
dispor desse valor para investir.
Para quem não tem como
arcar com o investimento inicial existe a opção de financiar o empreendimento
através de várias instituições financeiras. A ABF possui convênio com vários
bancos para facilitar o acesso do franqueado ao crédito no momento da abertura
do empreendimento.
Algumas instituições
que possuem programas diferenciados de financiamento para franquias:
Caixa Econômico Federal – possui o programa Caixa Franquia e o atendimento ao
franqueado pode ser feito em qualquer agência Caixa.
Banco do Brasil – Também possui linhas específicas para franquias e o
atendimento pode ser realizado nas agências.
BNDES – possui linhas de financiamentos como BNDES Automático, BNDES Finem,
BNDES Finame e Cartão BNDES que podem utilizados para abertura de uma franquia.
Banco do Nordeste – financia todas as etapas do negócio desde a implantação da
empresa à taxa de franquia. Tem como base de atuação a região Nordeste, norte
de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Possui uma das melhores taxas de
juros e incentivos para abertura de franquias.
De maneira geral é
muito mais fácil conseguir financiamento junto a um banco para abrir uma
franquia do que para abrir uma empresa normal. E o motivo é simples: uma
franquia é baseada em um modelo de negócios que já está dando certo e o
franqueado irá replicá-lo em outra localidade. A franquia muitas vezes já
possui um público bem definido, padrões de qualidade reconhecidos e marca com
forte impacto no mercado. Tudo isso é levado em consideração pelas instituições
financeiras antes de conceder o crédito.
Agora que você já sabe
quais os passos necessários para abrir uma franquia de sucesso é hora de fazer
seu plano de negócios e colocar os conhecimentos em prática e nunca se esqueça
de buscar ajuda de profissionais experientes para auxiliarem no processo de
desenvolvimento do seu negócio.
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