Conheça modelos inovadores e pouco convencionais de franquias que
conquistam novos consumidores pela originalidade
Geralmente, ao pensarmos em
franquias, temos em mente setores como o de alimentação, vestuário e cursos de
idiomas. Realmente esses nichos de mercado, apesar de serem bastante
competitivos, ainda são boas opções de investimentos para o empreendedor que
pretende abrir uma franquia.
Mas é preciso lembrar que essas
não são as únicas áreas que possuem franquias. Aliás, qualquer negócio pode ser
transformado em franquia e, às vezes, o fato de ser um negócio inovador faz com
que a rede de franquias não possua concorrência direta, o que pode ser um fator
determinante para o sucesso.
A seguir mostraremos algumas
franquias diferentes que fazem sucesso no Brasil e até no exterior:
Mãos de Cera – www.maosdecera.com.br
Como o próprio nome diz, a Mãos
de Cera tem como objetivo criar pequenas esculturas feitas em cera, através do
molde da mão do cliente. A empresa surgiu em 1999 e faz sucesso entre adultos e
crianças em eventos corporativos e shoppings centers.
O processo utiliza cera atóxica e
antialérgica e dura cerca de 4 minutos. As mãos do cliente são imersas em água
com temperaturas diferentes antes e depois de serem imersas na cera líquida.
Após a moldagem a escultura pode ser pintada de acordo com o gosto do cliente.
Veja as informações básicas para
adquirir uma franquia Mãos de Cera:
·
Taxa de
franquia: R$ 25.000,00
·
Equipamentos:
R$ 30.000,00
·
Capital
de Giro: R$ 10.000,00
·
Retorno
do Investimento: 12 a 18 meses
·
Royalties:
5%
·
Taxa de
Propaganda: 2%
A empresa oferece treinamento
total para operar a franquia.
Essa é uma opção de baixo
investimento, rápido retorno e fácil operação que pode ser muito interessante
para quem deseja abrir uma franquia.
Cartório Postal – www.cartoriopostal.com.br
A empresa Cartório Postal, que
nasceu no ano de 2003, oferece um mix variado de serviços de auxílio a obtenção
de certidões em todo o país. Os serviços são direcionados tanto para pessoas
físicas quanto para pessoas jurídicas.
Entre os serviços oferecidos pela
rede de franquias podemos destacar:
- · Certidão de Contrato Social;
- · Certidão da Justiça Federal;
- · Certidão de Averbação de Divórcio;
- · Certidão de Casamento (segunda via);
- · Certidão de Distribuições Criminais;
- · Certidão de Falência e Concordata;
- · Certidão de Matrícula Atualizada;
- · Certidão de Nascimento (segunda via);
- · Certidão Negativa de Protesto;
- · Certidão Negativa de IPTU;
- · Certidão de Óbito (segunda via);
- · Certidão de Objeto e Pé;
- · Certidão de Pacto Antenupcial (segunda via);
- · Certidão de Tutela e Curatela (interdição);
- · Certidão Inteiro Teor – Casamento;
- · Certidão Justiça do Trabalho;
- · Certidão Quinzenária;
- · Certidão Trintenária;
- · Certidão Vintenária;
- · Cidadania;
- · Entre outras
Como podemos ver, a enorme gama
de serviços oferecidos pelo Cartório Postal é um dos fatores predominantes do
sucesso desse sistema de franquias.
Veja as informações básicas para
adquirir uma franquia Cartório Postal:
·
Taxa de
franquia: a partir de R$ 40.000,00
·
Instalações:
R$ 30.000,00
·
Retorno
do Investimento: 18 a 24 meses
·
Royalties:
5%
·
Taxa de
Propaganda: 2%
Essa é uma franquia ideal para
ser localizada próximo a centros empresariais e/ou prédios comerciais, pois
muitas empresas necessitam dos serviços da rede.
Franquia de Coaching – www.franquiadecoaching.com.br
Para aquelas que ainda não sabem
o que é coaching daremos uma breve explicação:
Coaching é um processo que busca
desenvolver as habilidades de uma pessoa para que ela possa alcançar seus
objetivos pessoais e/ou profissionais de forma mais rápida e eficiente. Através
da percepção do Coach (profissional) a respeito das necessidades do Coachee
(cliente) é elaborado um plano de metas e ações a serem executadas a médio e
longo prazo para modificarem as crenças negativas que impedem o cliente de
alcançar os resultados esperados.
Nos EUA cerca de 22% das pequenas
e médias empresas utilizam algum tipo de coach e no Reino Unido, do total de
empresas, 88% se utilizam dessa ferramenta. Grandes personalidades, atletas,
políticos, executivos, empresários e todo tipo de pessoas utilizam o coach como
forma de alcançar os resultados esperados em suas carreiras.
No Brasil, como em todo o mundo,
o mercado de coach está se expandindo rapidamente e ainda existe muito espaço
para crescimento. Nos EUA, por exemplo, um coach pode chegar a cobrar de 600 a
2000 dólares por uma sessão de 1 hora. Assim, vemos como o mercado é rentável.
Como acontece com muitos modelos
de negócios, o coach também está sendo transformado em franquia. Com mais de 10
anos no mercado a Franquia de Coaching oferece uma estrutura completa para o
franqueado como, por exemplo:
- · Treinamento e capacitação constante;
- · Utilização de marca reconhecida no mercado;
- · Produtos e estratégias previamente desenvolvidos pelo franqueador;
- · Sistema de negócios consolidado com total apoio;
- · Estrutura de suporte para o Franqueado.
Por ser tratar de um serviço onde
não é necessário investir em maquinários ou estoques de reposição, o coaching
pode ser altamente lucrativo. A empresa não informa no site os valores para
aquisição da franquia, sendo que, os interessados devem entrar em contato diretamente
através do formulário online.
Publipan – www.publipan.net
A empresa, fundada em 2005 em
Barcelona (Espanha), está presente em 13 e possui uma rede de mais de 300
franqueados ao redor do mundo.
O negócio da empresa se concentra
em oferecer espaço publicitário em sacos de pão. As padarias conveniadas
recebem os sacos de pão gratuitamente e o franqueado se encarrega de divulgar o
negócio na sua região conseguindo anunciantes para os espaços publicitários
disponíveis.
Cada saco de pão possui espaço
para até 44 anúncios e são produzidos em material ecologicamente correto (papel
que pode ser reciclado). A tiragem padrão é de 30 mil unidades e, segundo a
empresa, cada saco de pão passa, em média, pelas mãos de 4 pessoas o que dá um
total de 120 mil pessoas atingidas pela campanha.
O custo médio para produção de
cada tiragem (30 mil unidades) é de R$ 5.000,00 onde estão inclusos, além da
impressão, os gastos com o design de todos os anúncios. Cada tiragem
(quinzenal) gera uma receita, sugerida de acordo com a tabela de preços da
empresa, de R$ 13.000,00. Segundo a Publipan, com duas tiragens por mês é
possível alcançar um lucro líquido de cerca de R$ 12.000,00 mensais.
O investimento total na franquia
é de R$ 30.000,00 onde estão inclusos os custos de taxa de franquia,
treinamento e material promocional. Os Royalties são fixos no valor de R$
350,00 por mês e não há taxa de publicidade. O retorno do investimento é
esperado em 6 meses e a franquia pode ser operada por apenas 1 pessoa.
Como vimos, existem muitas opções
inovadoras e rentáveis de franquias no mercado, além dos modelos tradicionais.
O empreendedor deve sempre levar em consideração todos os aspectos do negócio
antes de se aventurar a abrir uma franquia. E nunca deve esquecer de preparar
um bom plano de negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário