sábado, 25 de agosto de 2012

4 Franquias Inusitadas


Conheça modelos inovadores e pouco convencionais de franquias que conquistam novos consumidores pela originalidade

Geralmente, ao pensarmos em franquias, temos em mente setores como o de alimentação, vestuário e cursos de idiomas. Realmente esses nichos de mercado, apesar de serem bastante competitivos, ainda são boas opções de investimentos para o empreendedor que pretende abrir uma franquia.

Mas é preciso lembrar que essas não são as únicas áreas que possuem franquias. Aliás, qualquer negócio pode ser transformado em franquia e, às vezes, o fato de ser um negócio inovador faz com que a rede de franquias não possua concorrência direta, o que pode ser um fator determinante para o sucesso.

A seguir mostraremos algumas franquias diferentes que fazem sucesso no Brasil e até no exterior:

Mãos de Cerawww.maosdecera.com.br

Como o próprio nome diz, a Mãos de Cera tem como objetivo criar pequenas esculturas feitas em cera, através do molde da mão do cliente. A empresa surgiu em 1999 e faz sucesso entre adultos e crianças em eventos corporativos e shoppings centers.

O processo utiliza cera atóxica e antialérgica e dura cerca de 4 minutos. As mãos do cliente são imersas em água com temperaturas diferentes antes e depois de serem imersas na cera líquida. Após a moldagem a escultura pode ser pintada de acordo com o gosto do cliente.

Veja as informações básicas para adquirir uma franquia Mãos de Cera:

·         Taxa de franquia: R$ 25.000,00
·         Equipamentos: R$ 30.000,00
·         Capital de Giro: R$ 10.000,00
·         Retorno do Investimento: 12 a 18 meses
·         Royalties: 5%
·         Taxa de Propaganda: 2%

A empresa oferece treinamento total para operar a franquia.

Essa é uma opção de baixo investimento, rápido retorno e fácil operação que pode ser muito interessante para quem deseja abrir uma franquia.

Cartório Postal www.cartoriopostal.com.br

A empresa Cartório Postal, que nasceu no ano de 2003, oferece um mix variado de serviços de auxílio a obtenção de certidões em todo o país. Os serviços são direcionados tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

Entre os serviços oferecidos pela rede de franquias podemos destacar:

  • ·         Certidão de Contrato Social;
  • ·         Certidão da Justiça Federal;
  • ·         Certidão de Averbação de Divórcio;
  • ·         Certidão de Casamento (segunda via);
  • ·         Certidão de Distribuições Criminais;
  • ·         Certidão de Falência e Concordata;
  • ·         Certidão de Matrícula Atualizada;
  • ·         Certidão de Nascimento (segunda via);
  • ·         Certidão Negativa de Protesto;
  • ·         Certidão Negativa de IPTU;
  • ·         Certidão de Óbito (segunda via);
  • ·         Certidão de Objeto e Pé;
  • ·         Certidão de Pacto Antenupcial (segunda via);
  • ·         Certidão de Tutela e Curatela (interdição);
  • ·         Certidão Inteiro Teor – Casamento;
  • ·         Certidão Justiça do Trabalho;
  • ·         Certidão Quinzenária;
  • ·         Certidão Trintenária;
  • ·         Certidão Vintenária;
  • ·         Cidadania;
  • ·         Entre outras


Como podemos ver, a enorme gama de serviços oferecidos pelo Cartório Postal é um dos fatores predominantes do sucesso desse sistema de franquias.

Veja as informações básicas para adquirir uma franquia Cartório Postal:

·         Taxa de franquia: a partir de R$ 40.000,00
·         Instalações: R$ 30.000,00
·         Retorno do Investimento: 18 a 24 meses
·         Royalties: 5%
·         Taxa de Propaganda: 2%

Essa é uma franquia ideal para ser localizada próximo a centros empresariais e/ou prédios comerciais, pois muitas empresas necessitam dos serviços da rede.

Franquia de Coachingwww.franquiadecoaching.com.br

Para aquelas que ainda não sabem o que é coaching daremos uma breve explicação:

Coaching é um processo que busca desenvolver as habilidades de uma pessoa para que ela possa alcançar seus objetivos pessoais e/ou profissionais de forma mais rápida e eficiente. Através da percepção do Coach (profissional) a respeito das necessidades do Coachee (cliente) é elaborado um plano de metas e ações a serem executadas a médio e longo prazo para modificarem as crenças negativas que impedem o cliente de alcançar os resultados esperados.

Nos EUA cerca de 22% das pequenas e médias empresas utilizam algum tipo de coach e no Reino Unido, do total de empresas, 88% se utilizam dessa ferramenta. Grandes personalidades, atletas, políticos, executivos, empresários e todo tipo de pessoas utilizam o coach como forma de alcançar os resultados esperados em suas carreiras.

No Brasil, como em todo o mundo, o mercado de coach está se expandindo rapidamente e ainda existe muito espaço para crescimento. Nos EUA, por exemplo, um coach pode chegar a cobrar de 600 a 2000 dólares por uma sessão de 1 hora. Assim, vemos como o mercado é rentável.

Como acontece com muitos modelos de negócios, o coach também está sendo transformado em franquia. Com mais de 10 anos no mercado a Franquia de Coaching oferece uma estrutura completa para o franqueado como, por exemplo:

  • ·         Treinamento e capacitação constante;
  • ·         Utilização de marca reconhecida no mercado;
  • ·         Produtos e estratégias previamente desenvolvidos pelo franqueador;
  • ·         Sistema de negócios consolidado com total apoio;
  • ·         Estrutura de suporte para o Franqueado.


Por ser tratar de um serviço onde não é necessário investir em maquinários ou estoques de reposição, o coaching pode ser altamente lucrativo. A empresa não informa no site os valores para aquisição da franquia, sendo que, os interessados devem entrar em contato diretamente através do formulário online.

Publipanwww.publipan.net

A empresa, fundada em 2005 em Barcelona (Espanha), está presente em 13 e possui uma rede de mais de 300 franqueados ao redor do mundo.

O negócio da empresa se concentra em oferecer espaço publicitário em sacos de pão. As padarias conveniadas recebem os sacos de pão gratuitamente e o franqueado se encarrega de divulgar o negócio na sua região conseguindo anunciantes para os espaços publicitários disponíveis.

Cada saco de pão possui espaço para até 44 anúncios e são produzidos em material ecologicamente correto (papel que pode ser reciclado). A tiragem padrão é de 30 mil unidades e, segundo a empresa, cada saco de pão passa, em média, pelas mãos de 4 pessoas o que dá um total de 120 mil pessoas atingidas pela campanha.

O custo médio para produção de cada tiragem (30 mil unidades) é de R$ 5.000,00 onde estão inclusos, além da impressão, os gastos com o design de todos os anúncios. Cada tiragem (quinzenal) gera uma receita, sugerida de acordo com a tabela de preços da empresa, de R$ 13.000,00. Segundo a Publipan, com duas tiragens por mês é possível alcançar um lucro líquido de cerca de R$ 12.000,00 mensais.

O investimento total na franquia é de R$ 30.000,00 onde estão inclusos os custos de taxa de franquia, treinamento e material promocional. Os Royalties são fixos no valor de R$ 350,00 por mês e não há taxa de publicidade. O retorno do investimento é esperado em 6 meses e a franquia pode ser operada por apenas 1 pessoa.

Como vimos, existem muitas opções inovadoras e rentáveis de franquias no mercado, além dos modelos tradicionais. O empreendedor deve sempre levar em consideração todos os aspectos do negócio antes de se aventurar a abrir uma franquia. E nunca deve esquecer de preparar um bom plano de negócios.

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