sábado, 25 de agosto de 2012

Transformando uma idéia em realidade


Empreender um negócio próprio é para você? Parece uma pergunta simples de responder, mas nem sempre as pessoas se sentem seguras em tomar a decisão de encarar o  desafio com o comprometimento necessário para o sucesso.

O conceito de empreendedorismo já é bastante difundido no Brasil, e a mídia tem contribuído para que o assunto não saia de pauta. Escolas de negócios e entidades de apoio estão consolidando o ensino de empreendedorismo e o suporte aos interessados em empreender, bem como àqueles que já estão à frente do próprio negócio.

O Brasil é um país que se destaca por ter um alto nível de atividade empreendedora, e os brasileiros são conhecidos pelo espírito empreendedor, pela criatividade e vontade de ser dono do próprio nariz. O desejo de autonomia guia os brasileiros para a atividade por conta própria, muitos dos quais de maneira bastante amadora e sem preparo.


Fazer parte do grupo dos que sonham com o negócio próprio não é o bastante. Você precisa querer ir além do tentar. Mas não basta apenas ousadia e motivação. Será necessário fazer a diferença para vencer. Você está preparado para o desafio?

Sonhar é mais que necessário, trata-se de um momento seu, individual, que pode lhe trazer muitas idéias, inspirações e mostrar a luz no final do túnel. Empreendedores sonham, mas conseguem sair do mundo dos sonhos e enfrentar os dilemas da vida real com pragmatismo e foco.

Os desafios para aqueles que ainda se encontram na fase inicial (sonho) são muitos: conciliar trabalho, família, lazer e eventualmente ter de mudar a rotina e o estilo de vida para que o sonho se concretize. Antes de dar o primeiro passo, responda a duas perguntas:

O que você não quer para sua vida nos próximos cinco anos?

Após ter respondido a essas perguntas e refletido sobre suas respostas, dê o próximo passo, determinando o que deverá mudar na sua vida para poder transformar seu sonho em realidade. Liste as mudanças que serão necessárias, relacionando o máximo de assuntos que julga relevantes O momento é de saber o que é preciso ser feito e não necessariamente de discutir como será feito.

Quem não acredita que pode vencer não vencerá. Em empreendedorismo essa é uma máxima mais que verdadeira. Ao identificar muitas mudanças necessárias para concretizar o seu sonho, a primeira impressão que tem é de que não conseguirá superar tantos desafios. Mas, se você pensar assim, jamais será um empreendedor.

Os empreendedores têm muitas características que os distinguem das pessoas que apenas sonham. São curiosos, tem visão de futuro, lideram e inspiram, planejam os próximos passos, tem iniciativa e comprometem-se com o que almejam.

Você não ouvirá de um empreendedor a resposta “Não é possível”, pois ele acredita que sempre terá uma solução para os problemas. Muitas vezes há excesso de otimismo, mas se você analisar histórias de sucesso perceberá que a convicção do empreendedor sempre será um diferencial para conquistar os resultados marcantes de sua carreira.

Por isso, é importante acreditar no seu potencial e que o sucesso fará parte de sua história. Não há como ser bem sucedido se não acreditar que é possível., É claro que apenas pensar no sucesso não basta, é preciso se esforçar e trabalhar muito para alcançá-lo. E a primeira etapa é vislumbrar um futuro vitorioso.

Você está comprometido com o seu futuro, acredita no seu sucesso, mas não consegue empreender por falta de tempo? Se essa é a sua situação, saiba que há solução para o seu problema.

Empreender nos finais de semana não é algo tão raro assim, pois muitos empreendedores utilizam o único tempo livre de que dispõem para colocar em prática suas idéias. Há negócios que funcionam muito bem nos finais de semana e até em horários alternativos durante a semana e podem trazer bom retorno para o empreendedor. Caso sua idéia de negócio possa ser administrada nessas condições, não se acanhe. Arregace as mangas e coloque o seu espírito empreendedor em ação.

Não importa o seu objetivo ao abrir um negócio de final de semana: se servirá para complementar a renda familiar, para ocupar o tempo livre ou mesmo para testar sua idéia com cautela. O importante é saber que é possível ter um bom negócio de final de semana, desde que seja bem administrado. Essa talvez seja uma das diferenças marcantes entre um negócio em tempo integral e outro em tempo parcial.

No negócio em tempo integral, o foco é totalmente voltado para a empresa, mas o empreendedor consegue ter um pouco mais de flexibilidade na gestão do tempo. No negócio em tempo parcial, o empreendedor deve ser um administrador extremamente eficaz e dedicado à gestão; do contrário, não conseguirá cumprir suas metas.

Todos os negócios trazem desafios. Se o seu é o tempo exíguo, trate essa demanda como uma característica da empresa, não como uma barreira intransponível.

Se você tivesse todo o tempo do mundo para se dedicar ao seu negócio, suas chances de sucesso seriam maiores? Não necessariamente. Ter mais tempo pode mostrar uma clara vantagem competitiva desde que bem administrado. O fato é que, na maioria dos casos, a disponibilidade de tempo faz com que muitas pessoas não dêem a atenção adequada às atividades essenciais que levam uma empresa ao crescimento.

Normalmente que tem tempo livre não se incomoda em trabalhar, dez, doze, horas por dia e ainda se orgulha disso. Parece que sempre há algo para fazer, e trabalhar bastante dá a sensação de dever cumprido.
Se você age dessa forma, entenda que, se não houver metas para cumprir, trabalhar bastante e se sentir bem com isso aos poucos o levará à frustração de perceber que mesmo trabalhando muito não consegue realizar tanto quanto gostaria.

Você se encaixa nesse perfil? Então, reavalie a maneira como encara o tempo e passe a planejar melhor a sua alocação. Para obter sucesso nos negócios em tempo parcial, o seu tempo deverá ser extremamente bem utilizado. Pergunte-se: como Tenho usado o meu tempo durante a semana? O que faço em cada período do dia? Como utilizar meu tempo em um negócio que fosse apenas de final de semana?

Para facilitar sua análise, tente anotar o tempo destinado a reuniões, atividades prioritárias, atividades necessárias (mas não prioritárias), atividades operacionais e pessoais (lazer, descanso, alimentação, etc). Qual a sua conclusão? Você perceberá que muito do seu tempo é utilizado em atividades que não agregam valor aos resultados que busca.

A mudança começa com o entendimento de quanto tempo você tem para empreender. Lembre-se que seu empreendimento é um compromisso de longo prazo. Então, se está decidido a dedicar-se ao empreendedorismo, terá de aguardar pelo menos uma a dois anos para ver os primeiros resultados. E, se o negócio mostrar-se promissor, tenha certeza de que o seu comprometimento aumentará progressivamente, ou seja, você vai querer se dedicar ainda mais à atividade escolhida.

Por isso, tenha bom-senso e não cometa o equívoco de preencher todo o tempo livre atual com o negócio próprio. Não  se esqueça das demais atividades cruciais para uma vida equilibrada: convívio familiar, lazer, atividade física, descanso, auto-desenvolvimento, hobbies, etc.

Se você trabalha em alguma empresa, é provável que tenha todos os dias da semana tomados. Nesse caso, sobrariam para o empreendimento as noites e os finais de semana. Como você alocaria seu tempo livre para o negócio e as demais atividades essenciais para manter o equilíbrio? No início, você provavelmente vai manter as duas atividades (emprego e o próprio negócio), mas em um segundo momento poderá se dedicar somente ao seu negócio. A fase de transição tem de ser planejada no início para evitar atropelos desnecessários depois.

Há pessoas que colocam o negócio próprio como meta para determinado estágio da vida. Se esse é o seu caso, tome cuidado com algumas situações. Você pode estar em um bom momento profissional, será a hora de se demitir para se dedicar ao seu negócio? Muitos acham que sim: quando tudo está bem, é sinal de que é possível pensar com mais calma e sem pressão, e assim, ter condições de vislumbrar com clareza o futuro do negócio que almeja criar.

Porém, se o tipo de negócio que você deseja abrir não demanda, pelo menos no início, total dedicação do seu tempo, por que assumir um risco tão grande? Não seria mais prudente assumir um risco calculado? Alguns negócios não permitem dedicação parcial do empreendedor, como a prestação de serviços especializados, e que o atendimento deve ser feito durante os dias da semana e depende do conhecimento do empreendedor.

Mas há outros casos, como montar um restaurante, que podem muito bem ser gerenciados sem a presença do dono o tempo todo. Nesses casos, é preciso contratar pessoas de confiança para tocar o dia a dia do negócio, ou mesmo ter sócios que exerçam essa função. No início, o empreendedor em tempo parcial acaba sendo mais um investidor/conselheiro do que um gestor em tempo integral. Pode não ser a realização do seu sonho inicial, ma pode ajudá-lo na preparação da próxima etapa: a dedicação total ao negócio.

Atualmente, muitos empreendedores tem adotado essa postura e conseguem conciliar o trabalho em uma empresa com a dedicação parcial ao próprio negócio, enquanto o negócio dos sonhos não for grande o suficiente para que eles se sintam confortáveis para se demitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário